Cuidados

CUIDADOS

PORQUE E COMO CONSERVAR O CERRADO

Um dos maiores desafios da conservação da natureza é demonstrar sua importância para a própria sociedade, que dela necessita. Apesar do homem (Homo sapiens) ter surgido do processo evolutivo, ele transformou suas relações com a natureza. O atual sistema socioeconômico predominante mantém um elevado crescimento populacional, privilegia o consumo indiscriminado, produz sem respeitar a capacidade de renovação dos sistemas naturais, simplifica seus processos, desperdiça recursos (materiais e energia) e cria materiais que não se reciclam no ambiente (plásticos e agrotóxicos p. ex.). Os sistemas humanos ainda estão longe de alcançarem a eficiência dos processos naturais, que otimizam energia e reciclam matéria, causando degradação do meio e reduzindo qualidade para a manutenção da vida de sua própria população. 

 

DESENVOLVIMENTO E CONSERVAÇÃO

Na segunda metade do século passado, a população mundial passou de 2,5 para mais de 6 bilhões de habitantes, em 2015 chegou aos 7,3 bilhões (http://www.worldometers.info/br/) e estimativas indicam alcançar os 9 ou 11 bilhões até 2050. Quanto mais pessoas, maior a necessidade de alimentos, água, energia e recursos minerais. No padrão de consumo atual, isso significa maior a degradação. A sociedade humana é capaz de maravilhas tecnológicas, contudo ainda não é capaz de produzir água e nem de ocupar e utilizar o ambiente de forma sustentável. Mudanças já acontecem no nosso planeta e, de certeza, apenas a escassez, principalmente de água. Até hoje, a forma mais eficiente de manter a eficiência dos processos naturais e a diversidade biológica é a conservação in situ.

 

ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS e UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

As áreas naturais protegidas são aquelas que a legislação brasileira protege para evitar a degradação e garantir a manutenção dos serviços ambientais, tais como encostas de morro, nascentes, margens de rios (áreas de preservação permanente) e reservas legais. Já as unidades de conservação (protected áreas em inglês) são espaços de relevante valor natural, protegidos por ato específico do Poder Público que lhes especifica sua localização, seus limites e seus objetivos de conservação. O conjunto dessas unidades compõe um sistema de conservação da natureza, que no Brasil é denominado sistema nacional de unidades de conservação (SNUC). O objetivo é garantir uma grande variedade de formas de proteção, desde preservação ao desenvolvimento de novas tecnologias para o manejo dos recursos naturais (uso sustentável) e ao disciplinamento da ocupação humana. Como não há como compatibilizar objetivos tão diferentes em um mesmo local, há diferentes categorias de manejo, divididas em dois grupos: proteção integral ou uso sustentável. O planejamento e a gestão do sistema de conservação devem representar os ecossistemas de todos os biomas do país e garantir a sua proteção ao longo do tempo.

 

PROTEÇÃO LEGAL DO CERRADO

O alto valor do ambiente natural do Cerrado está pouco refletido nos índices para sua proteção. As unidades de conservação federais e estaduais protegem pouco mais de 8% do Cerrado, sendo 2,85% unidades de conservação de proteção integral e 5,36% unidades de uso sustentável (MMA, s/d), incluindo Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs), que protegem pouco mais de 3 mil hectares. As terras indígenas ocupam cerca de 4% do bioma, contudo, somente conservam o ambiente natural se o povo as habitam assim o fizerem. A aplicação da legislação ambiental ainda é muito fraca no Cerrado, que continua sendo mal utilizado e destruído. Ainda há muito por fazer para uma efetiva proteção da diversidade de ecossistemas naturais e espécies do Cerrado, pois poucas áreas ainda têm condições de manter populações de grandes carnívoros, como o lobo guará (Chrysocyon brachyurus) e a onça-parda (Puma concolor).

 

COMO VOCÊ PODE AJUDAR

Colaborar com a valorização e preservação da Natureza é essencial e você ajudar nisso!!! Pequenas ações podem fazer muito pelo planeta e, às vezes, pelo seu bolso também. Ter uma vida mais simples e autossuficiente são formas de trazer a consciência ambiental para sua casa, escola ou ambiente de trabalho. Se você mora em casa, colocar os resíduos da cozinha em uma composteira pode dar menos trabalho do que levar o lixo para fora. Trazer as compras em sacolas de palha ou tecido é mais fácil que usar várias sacolinhas plásticas. Dependendo, a bicicleta pode ser mais rápida e mais agradável que o carro e ajuda a ‘malhar’. Quando der, substitua o carro por uma caminhada!!! Racionalize o uso da água e de energia; use apenas embalagens recicláveis; separe o lixo e lhe dê destinação apropriada; use produtos que agridam menos o meio... Há formas simples e geralmente baratas de ajudar a conservar a natureza. Pesquise, aprenda e se sua criatividade! O planeta lhe agradece e você vive melhor!!!

 

COMO AGIR EM ÁREAS NATURAIS

Visite as áreas silvestres, divirta-se e traga ótimas lembranças. Para uma boa diversão, é bom tomar algumas precauções, seja por você, seja pela a natureza. Pense antes de sair, planeje seu passeio para levar o que for necessário conforme a situação: cachoeira, montanha, época do ano... Traga seu lixo de volta e deixe cada coisa em seu lugar. Evite fogueiras e, caso seja inevitável, tome os devidos cuidados e tenha certeza de apagá-la totalmente ao finalizar. Respeite a paisagem, os animais e plantas. Seja gentil com os moradores locais e com outros visitantes, mesmo que eles tenham hábitos diferentes dos seus. Lembre-se, você é responsável por sua segurança. Aprecie as paisagens, admirar a natureza faz bem e traz alegria!!!

 

Fontes:

WRI; IUCN, PNUMA. 1992. A estratégia global da biodiversidade. Perdas de biodiversidade e suas causas Curitiba: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. p. 1-18.

WCED. 1987. Our common future. New York: Oxford university Press.

UNDP – United Nations Development Program. 1992. Handbook and guidlines for environmental management and sustainable development. New York: UNDP.

BRASIL, 2000. Lei no 9.985 de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

MMA – Ministério do Meio Ambiente. s/d. O bioma Cerrado. Disponível em: <http://mma.gov.br/biomas/cerrado>. Acesso em junho de 2015.

BRASIL, 2000. Lei no 9.985 de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação
feedback