Invertebrados
 

Invertebrados

O Brasil abriga um número enorme de invertebrados terrestres e o conhecimento deles é muito desigual. Muitos táxons são pouco estudados e outros são tão conhecidos que podem ser utilizados como indicadores de integridade ecológica ou de endemismo. O mesmo acontece com os invertebrados do Cerrado e sobre a sua função nos sistemas naturais. Entre os invertebrados mais conhecidos podemos citar os grupos: Mollusca (gastrópodas/caracóis e bivalvos), Annelida Oligochaeta (minhocas), Arachnida (aranhas, carrapatos, escorpiões), Myriapoda (piolho-de-cobra, lacraias ou centopéias), Odonata (libélulas), Isoptera (cupins), Coleoptera (joaninhas), Lepidoptera (borboletas) e Hymenoptera (formigas, vespas, abelhas). Sugere-se que a conservação de invertebrados será mais eficiente se efetuada pela preservação e manejo de habitat que de espécies isoladas.

Fontes

Espécies

Aranhas, carrapatos, escorpiões (Classe Arachnida)

Descrição

Amaioria dos aracnídeos é carnívora, predadora e com digestão fora do corpo. São o grupo mais amplo e, do ponto de vista humano, o mais importante dos quelicerados. Os escorpiões (ordem Scorpiones) são os mais antigos artrópodos terrestres, cujo tamanho varia, geralmente, entre 3 e 9 centímetros, mas pode ter apenas 13mm ou chegar a 18cm. Geralmente têm hábitos noturnos, ocultando-se debaixo de tronco e pedras durante o dia. Sua principal característica é o agulhão no final do corpo, que inocula veneno produzido por glândulas envolvidas por músculos. As aranhas (ordem Araneae) são um grupo muito amplo e apresentam adaptações muito interessantes: habitam ambientes variados, visão muito desenvolvida nas espécies caçadoras, utilização de veneno, produção de seda que utilizam para os mais variados fins. Os carrapatos (ordem Acarina) são ectoparasitas que atacam todos os grupos de vertebrados, transmitindo várias moléstias, inclusive ao homem. Suas larvas ficam no solo e em arbustos, podendo se fixar nos animais que passam. O corpo não é dividido, com o abdome fundido ao prossomo, e a região da cabeça é provida de grandes dentes que se fixam no tegumento do hospedeiro. Destaca-se que algumas espécies de aranhas do Cerrado encontram-se ameaçadas de extinção.

Mais Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aracn%C3%ADdeos 

Fontes

 

 

Borboletas e mariposas

Descrição

São insetos de corpo mole e olhos grandes. As borboletas têm com corpo delgado e com pouco ou nenhum pêlo e as mariposas, corpo robusto e piloso. Suas asas, corpo e apêndices são cobertos por escamas com pigmentos. Daí a origem do nome, que em grego significa asas (pteros) com escamas (lepis). Na fase jovem, as larvas são lagartas que possuem peças bucais mastigadoras e, geralmente, alimentam-se de plantas. Fazem metamorfose completa e, na fase adulta, a boca é modificada numa probóscide, um tipo de trompa adaptada à sucção, contudo alimentam-se muito pouco ou não se alimentam. No Cerrado, algumas espécies de borboletas estão ameaçadas de extinção, como Parides burchellanus (vulnerável), Magnastigma julia (em perigo), Zonia zonia diabo (vulnerável) e Heraclides himeros baia (Criticamente em perigo).

Fontes

 

 

Cupins

Descrição

Os cupins são insetos sociais de corpo mole e pálido, com abdome largamente articulado ao tórax. As asas posteriores e anteriores são do mesmo tamanho, mantidas horizontalmente sobre o abdome e estão presentes apenas nos machos reprodutivos e rainhas durante breve vôo nupcial, quando ocorrem pareamento e dispersão. Os operários são indivíduos estéreis de ambos os sexos e os machos reprodutivos são membros permanentes da colônia. Alguns operários podem ser soldados, que têm cabeça e mandíbulas grandes e defendem as colônias. Vivem em galerias construídas em madeira ou no solo, cujas colônias podem ser imensas e muito complexas. Seus ninhos são muito variados, mas freqüentemente simétricos e podem ter sistema de ventilação, que regula o suprimento de ar e a temperatura. Há espécies que se alimentam de fungos, mas, geralmente, comem celulose e, para fazer sua digestão, dependem da simbiose com organismos unicelulares (protozoários flagelados). Nos cupins, a metamorfose é gradual.

Mais Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isoptera

Fontes

 

 

Formigas, vespas, abelhas

Descrição

Este grupo de insetos sociais é grande e variado. Seus operários são sempre fêmeas estéreis e pode existir a casta de soldados. Há espécies sem asas e outras com asas, que são transparentes e com poucas nervuras. Nas formigas, as asas estão presentes apenas no período nupcial dos machos e fêmeas reprodutivas, quando ocorre a copulação. Depois desta, os machos deixam de ser membros da colônia. Em abelhas e vespas, o polimorfismo é menos desenvolvido, com operárias são aladas e ausência de soldados. No grupo, as peças bucais (boca) são mastigadoras, mas pode estar modificadas para lamber e sugar. Fazem metamorfose completa e as larvas são lagartas com peças bucais mastigadoras. No Cerrado, a abelha Xylocopa (Diaxylocopa) truxali (vulnerável) e a formiga Quemquém Acromyrmex diasi (vulnerável) estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Mais Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hymenoptera

Fontes

 

 

Grilos, gafanhotos e Louva-a-Deus

Descrição

São insetos de cabeça grande com olhos compostos e fortes peças bucais matigadoras. Geralmente herbívoros, podendo ser pragas para cultivos agrícolas. O louva-a-Deus tem cabeça triangular, livre e móvel, e corpo longo e delgado, cujo tamanho pode variar de 1cm a 10 cm. Nos grilos e gafanhotos, a perna posterior é maior e permite saltar. A maioria das espécies aladas tem asas posteriores membranosas em forma de leque dobradas sob as asas anteriores coriáceas. No Cerrado é comum encontrar grandes gafanhotos.

Mais Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orthoptera

Fontes

 

 

Libélulas

Descrição

As libélulas são insetos predadores e de corpo cilíndrico, fino e longo. Cabeça grande e muito móvel, com grandes olhos. O seu vôo é lento e as asas longas, rígidas e com nervuras formando um retículo. Em repouso, mantém-nas dispostas longitudinalmente sobre o abdome. Sua metamorfose é incompleta e as ninfas (estágio pré-adulto dos insetos que não possuem o estágio de pupa, na metamorfose completa) são aquáticas, vivendo em riachos, lagoas, poças e águas acumuladas em bromélias. No Cerrado há muitas espécies de libélulas. Algumas espécies de libélulas estão ameaçadas de extinção.

Mais Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odonata

 
Fontes

 

 

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação
feedback